Compra Rápida

Minha Sacola

#6 Nema


Re-inventando a tradição das padarias, uma deliciosa história de empreendedorismo e inovação.

Nema: Tudo fresco, todo dia.

padaria nema

Produtos artesanais que encantam os cariocas



O encanto dos pães e pizzas de preparo artesanal se espalhou pela cidade do Rio de Janeiro nos últimos anos. Desde 2018, o cheirinho de pão fresco e o sabor caseiro dos produtos da Nema Padaria se destacam na charmosa rua Vinícius de Moraes, em Ipanema, onde nasceu o primeiro empreendimento dos sócios Rafael Widholzer e Klaus Allers. A padaria dos sonhos, como eles chamam afetuosamente o negócio, é especializada em fermentação natural e oferece produtos com receitas caseiras e exclusivas que deixam qualquer pessoa que passe pela sua vitrine com água na boca.


Na casa dos cariocas da Zona Sul do Rio (e em breve em outros bairros), o pão ganhou um sabor caseiro e de alta qualidade com a chegada da Nema, mas o sucesso não para por aí. O conceito minimalista e aconchegante das cinco lojas do Rio (duas em Ipanema, uma no Arpoador, Leblon e Humaitá) é o charme da marca, que também já conta com uma unidade em Florianópolis.


A seguir, conheça a trajetória saborosa de dois sócios que levam o artesanal da melhor qualidade para a casa dos clientes.

pães fresquinhos a amostra na Nema padaria




Frescos e acessíveis de altíssima qualidade



Segundo Klaus e Rafael, a Nema Padaria nasceu de uma vontade de empreender e o mercado alimentício já era terreno conhecido para ambos. Klaus, nascido no interior do Rio, vem de uma família de empreendedores e se especializou em panificação no exterior para aprender a trabalhar com fermentação natural. Depois de 8 anos dessa experiência, a dupla se reencontrou para desenhar um modelo de negócio, que hoje conta com lojas próprias e, em breve, suas primeiras franquias.




“Nosso sonho era trazer um pão artesanal com preço acessível no mercado e que conseguisse se sustentar”, diz Rafael.




Desde o início do projeto, a proposta da Nema sempre foi oferecer produtos artesanais frescos e acessíveis de altíssima qualidade para os consumidores em qualquer momento do dia. Quem frequenta pode garantir que isso vem sendo cumprido com maestria no sabor e encanto no atendimento. Um lugar charmoso com gostinho caseiro, pronto para resgatar memórias afetivas a cada mordida em um sourdough ou uma fatia de pizza artesanal.


A produção cuidadosa da Nema também visa a saudabilidade dos produtos, além da qualidade. De acordo com o sócio Rafael, a fermentação natural dos pães e pizzas garante um aproveitamento maior de vitaminas e nutrientes em comparação com os pães fabricados pelo método comum. Além disso, o fermento natural desenvolvido artesanalmente pela padaria não leva nenhum tipo de conservante, o que torna o alimento mais nutritivo e fresco para o consumo. “A nossa opção por desenvolver o próprio blend de farinhas foi ter um insumo ainda mais fresco”, explica o empresário.


Uma curiosidade muito interessante sobre a empresa é que o nome Nema é uma homenagem à duas avós: Neusa e Mathilde, a primeira, avó do Rafael, e a segunda, avó do Klaus, provando mais uma vez que o afeto está em cada detalhe da construção da marca.

pães sendo preparado




A sinergia entre os sócios foi fundamental para levantar o negócio



Há quem diga que empreender é loucura, besteira ou um risco muito grande. Mas Klaus e Rafael nunca precisaram da aprovação de ninguém para seguir com o sonho. “No empreendedorismo, o principal acontece quando você tem uma ideia e o outro sócio também acredita”, diz Klaus.


Para Rafael, no início dessa trajetória foi fundamental eles estarem sólidos e muito alinhados sobre o que pretendiam fazer. “A energia que isso demanda não é brincadeira. Se alguém estiver mais ou menos, o negócio não anda”, conta.



“O que traz a energia (para enfrentar) é ter um sonho e saber onde quer chegar”, afirma Klaus.

Nema




O início da pandemia foi um momento de insegurança para os sócios




Durante a entrevista, Rafael contou que o início da pandemia do Covid-19 foi um momento de grande preocupação para os sócios. Diante do cenário econômico que o país vivia e estava prestes a piorar, o medo do novo negócio enfraquecer era legítimo. “A gente tinha acabado de abrir a segunda loja (que requereu um grande investimento para acontecer) e estávamos começando a fazer delivery. O movimento caiu 70% de um dia para o outro quando começou o lockdown”, diz o sócio.


Com o decreto que permitiu o funcionamento normal de estabelecimentos de serviço essencial, como padarias e mercados, os sócios respiraram aliviados e seguiram em frente, crescendo a cada dia e cada vez mais presente na vida dos clientes.


Encontrar os ajustes necessários para um modelo de negócio que se sustente também foi um desafio para os sócios nos primeiros anos. Entre erros, aprendizados e acertos, eles se fortaleceram e hoje admitem que administrar uma empresa é, metaforicamente, como criar um filho:




“Vejo coisas que são características minhas expressadas na loja. O negócio é como um filho e agora vamos adotar novos filhos com a chegada dos franqueados”, diz Rafael.




Segundo Klaus, os apertos fazem parte do negócio e não podem ser motivo para desistir. “Todo empreendedor tem uma garra muito grande, às vezes mesmo sem saber, uma vontade muito grande de realizar. Os desafios sempre vão aparecer, mas essa garra é uma energia que você não consegue nem explicar”.

massa e pão Nema

A sensação de estar voando com o negócio chegou com o plano de franquias



De acordo com os sócios, a sensação de estar voando é um sentimento bem recente: “A gente sempre teve o projeto de compartilhar o benefício do nosso negócio com outros empreendedores e ter um número maior de lojas (franquias). Com a reorganização (do negócio e o modelo de franquias), percebi que é possível e estou bem mais seguro em relação a isso. O desafio é muito grande”, explica Klaus.




“Até pouco tempo, a gente estava construindo o avião ainda, agora já temos um protótipo para sair voando”, define Rafael.

empreendedores e criadores da padaria nema andando na calçada e sorrindo

Os sócios contam o que nem todo mundo diz sobre a aventura de empreender



“É importante saber que empreender é sempre um risco. A maior parte das pessoas enfrenta os maiores desafios da vida quando está empreendendo e isso afeta você e quem está ao redor”, diz Klaus.


Estar preparado para passar pelo mais difícil é fundamental. Para Klaus, quando se está preparado para as adversidades, é possível ter mais garra. “Persistir é o que vai te trazer resistência e lapidar você cada vez mais para o futuro. Uma hora vai dar certo, tem que acreditar!”, recomenda o empresário. Rafael também deixa uma dica de ouro para finalizar a conversa:




“Esteja preparado para errar, mas quando errar, erre rápido, não fique insistindo no erro”, diz o empresário.